O trabalho em um canteiro de obras não é fácil. Em muitas situações, o engenheiro precisa lidar com problemas financeiros e logísticos. Além disso, a falta de mão de obra qualificada é um obstáculo que atrapalha muitos profissionais. Contudo, é possível superar todas essas adversidades com o uso de estratégias eficientes. E a gestão de qualidade em obras é um bom exemplo disso.
Esse assunto vem ganhando cada vez mais destaque no mercado, pois as empresas que adotam essa metodologia alcançam resultados surpreendentes, como a redução de despesas, o cumprimento dos prazos e o controle de resíduos.
Mas você sabe por que a gestão de qualidade em obras é tão importante ou como aplicá-la em sua rotina? Este post vai tirar as suas principais dúvidas. Confira!
Por que fazer a gestão de qualidade em sua obra?
O mercado da construção civil já não é mais o mesmo. Hoje em dia, as exigências são elevadas, pois os clientes estão cada vez mais conscientes de seus direitos, demandando muito cuidado e precisão na hora de executar um projeto.
O uso de tecnologias e a aplicação dos padrões normativos são questões que não podem faltar em seu planejamento. Outro ponto muito importante está relacionado à segurança do trabalho. Já não é mais admissível improvisar ferramentas e trabalhar sem equipamentos de proteção individual, por exemplo.
Esses pontos são considerados na hora de realizar a gestão de qualidade em obras. Ao colocar isso em prática, você não abre brechas para falhas e acompanha tudo o que acontece no canteiro. Todos os trabalhos, do planejamento até a entrega das chaves ao proprietário, devem prezar pelo aumento de produtividade e pela redução dos riscos.
Como aplicar o PDCA?
A gestão de qualidade em obras segue os princípios do PDCA: Plan, Do, Check, Act/Adjust — ou Planejar, Desenvolver, Verificar, Agir/Ajustar. O significado de cada letra deixa bem claro o que deve ser feito, contudo, vamos explicar melhor cada uma delas com o exemplo abaixo:
Uma construtora deseja iniciar uma obra ao perceber o aquecimento da economia do país. Antes de tomar qualquer atitude, é fundamental verificar os recursos financeiros disponíveis, as documentações necessárias e o possível retorno sob investimento.
Com isso, ela tem em mãos todas as informações para planejar as atividades, definir metas e estipular um cronograma adequado. Todos esses itens fazem parte do planejamento, que ainda deve considerar o número de profissionais capacitados e as ferramentas a serem utilizadas. Os menores detalhes, como a quantidade de argamassa empregada na cerâmica, por exemplo, precisam ser estipulados nessa hora.
Na etapa de verificação, é imprescindível detectar os pontos positivos e negativos do que foi planejado. Esse é o momento ideal para identificar riscos e propor soluções. Em seguida, os trabalhos podem começar, sempre seguindo o que foi determinado nas etapas anteriores.
Importante ressaltar que o planejamento pode (e deve) sofrer alterações sempre que algo de errado for detectado, já que imprevistos podem acontecer. Por isso, a gestão de qualidade em obras não para por aí. É necessário monitorar e coletar dados sobre os serviços para manter o controle e agir quando necessário.
Que práticas podem ser aplicadas para melhorar a qualidade da obra?
A seguir, você encontra importantes dicas que devem estar no planejamento:
Faça a gestão de processos
Em muitos casos, você é responsável por várias obras ao mesmo tempo, não é mesmo? Com isso, pode acumular mais funções do que deveria e perder o controle da situação, sem conseguir prosseguir com os trabalhos.
A gestão de processos é uma ótima forma de superar esse obstáculo e evitar falhas e atrasos nas entregas. Portanto, compreenda muito bem todas as atividades realizadas pela equipe e crie documentos padronizados, especificando cada uma delas. Esses materiais ajudam a espalhar o conhecimento e preparar os colaboradores para a realização de tarefas.
Além disso, é possível diminuir os problemas no canteiro e otimizar a gestão de qualidade em obras. Faça reuniões mensais para acompanhar a evolução de uma obra e programe encontros semestrais, a fim de discutir todos os canteiros da construtora.
Entenda os projetos
Essa dica parece simples, mas é fundamental para o sucesso do canteiro. Os projetos de arquitetura e engenharia existem para otimizar o trabalho no canteiro ao fornecer soluções corretamente dimensionadas.
Muitos profissionais não seguem essas determinações e improvisam. Ao tomar essa atitude, você abre espaço para erros, acidentes e outras questões que atrapalham o desempenho da equipe e põem em risco o desenvolvimento da obra.
Dessa maneira, é essencial compreender todos os projetos antes de tomar qualquer atitude. Caso você tenha alguma dúvida, não hesite e entre em contato com os projetistas para buscar mais informações. Esse diálogo mostra que você está empenhado em conquistar bons resultados na gestão de qualidade em obras.
Utilize novas tecnologias
Os avanços tecnológicos já fazem parte do dia a dia de muitos engenheiros. Provavelmente, você usa alguma tecnologia para entrar em contato com funcionários e fornecedores e monitorar a montagem de um telhado metálico, com aparelhos celulares e drones, respectivamente.
Hoje em dia, a gestão de qualidade em obras está atrelada ao uso de sistemas e soluções inovadoras. Quem não acompanha essa tendência acaba realizando trabalhos manualmente, com bem menos eficiência e precisão — e você deve evitar isso!
O uso de uma plataforma web mobile é um diferencial para se destacar no mercado e atrair cada vez mais clientes. Ela fornece informações em tempo real e possibilita a rastreabilidade do concreto.
Além disso, é possível fazer inspeções de atividades, acompanhando os padrões de qualidade estipulados pela construtora. Todas essas questões são reunidas em relatórios automatizados e inteligentes, que podem ser acessados a qualquer hora e de qualquer lugar.
Por isso, não perca mais tempo: faça uma pesquisa de mercado e encontre um parceiro de trabalho que ofereça uma solução completa e pronta para atender às suas demandas.
Como mudar o meu canteiro a partir de agora?
Ao ler este conteúdo, você entende como é importante fazer a gestão de qualidade em obras a partir do estudo do mercado e das necessidades dos clientes. Planejar atividades e analisar resultados são processos que devem ser realizados continuamente por um engenheiro que almeja melhorar os números que obtém.
Não se esqueça de que os certificados com respaldo no mercado, como o ISO 9001, só são alcançados quando todas essas questões estão em dia. Portanto, monitore todos os serviços realizados e fique atento para propor mudanças e melhorar a rotina no canteiro.
E então, o que você achou do nosso post? Gostaria de reduzir custos e garantir o sucesso da gestão de qualidade em obras? Basta entrar em contato com a nossa empresa e se preparar para alcançar resultados positivos!